Mato Grosso lança plataforma de monitoramento da qualidade do ar
O Governo de Mato Grosso lança, nesta quinta-feira (18.9), uma Plataforma online de Monitoramento em tempo real da Qualidade do Ar. O projeto, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), permitirá à população e a especialistas avaliar os níveis de poluição em diversas cidades do estado, oferecendo dados precisos para o planejamento de políticas ambientais.
Expansão do monitoramento por todo o estado
Para a efetivação do monitoramento, foram adquiridos 30 novos sensores. Além de Cuiabá e Várzea Grande, que já contavam com a tecnologia, os equipamentos foram instalados em cidades como Barão de Melgaço, Poconé, Barra do Bugres, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Campo Novo do Parecis e São Félix do Araguaia.
Ainda neste ano, a iniciativa será expandida para outros municípios, incluindo Sinop, Alta Floresta, Rondonópolis, Barra do Garças, Guarantã do Norte, Nova Mutum, Alto Araguaia e Feliz Natal, cobrindo importantes regiões do estado.
Parceria com a UFMT foca em estudos ambientais
Durante o evento de lançamento, que acontecerá na sala de reuniões Garcia Neto, no Palácio Paiaguás, será assinado um Acordo de Cooperação entre o Governo do Estado e a UFMT. A parceria tem como objetivo a execução de estudos e pesquisas nas áreas de modelagem ambiental, climatologia, poluição atmosférica, entre outras.
A colaboração com a UFMT reforça o compromisso do governo em utilizar a ciência e a tecnologia para enfrentar os desafios ambientais e garantir um futuro mais sustentável para Mato Grosso.









